Saturday, August 02, 2008

WATTSTAX




Em 20 de Agosto de 1972 aconteceu no Los Angeles Coloseum o festival Wattstax, organizado pela Stax Records para comemorar o sétimo aniversário da Rebelião de Watts.

No dia 11 de Agosto de 1965, em Watts, California, um policial abordou brutalmente o jovem Marquette Frye, acusando-o de dirigir intoxicado. Muitas pessoas se juntaram no local e, indignadas com o que viam, começaram a protestar e lançar pedras e objetos contra os policiais. O ato foi o estopim para a rebelião que durou vários dias e resultou em 34 mortos, mais de 1000 pessoas feridas e mais de 4000 presos. Cerca de 600 edifícios foram danificados ou destruídos e o prejuízo total superou 35 milhões de dólares.

O Festival reuniu mais de 100000 pessoas que assistiram a apresentações de Isaac Hayes, The Bar Kays, Rufus Thomas, Carla Thomas, David Porter, The Emotions, Albert King, The Staple Singers, Soul Children e outros nomes do finíssimo catálogo da Stax.

O reverendo e ativista político Jesse Jackson profere durante o festival um discurso inflamado que se torna um clássico várias vezes sampleado pelo funk e pelo RAP.

1 comment:

отели в барселоне said...

This is all erroneous what you're writing.