Thursday, November 30, 2006

Airto Moreira*



Estudou música desde criança em Ponta Grossa, Paraná, onde aprendeu canto, piano, violino e bandolim, além de teoria musical. Aos 13 anos já tocava e cantava profissionalmente. Trabalhou em casas noturnas como crooner, mas depois que foi para São Paulo passou a atuar principalmente como baterista.
Tocou no Sambalanço Trio, ao lado de César Camargo Mariano (piano) e Humberto Claiber (baixo), no Sambossa Trio e no Quarteto Novo, do qual fazia parte Hermeto Pascoal.
No fim dos anos 60 mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou com diversos músicos e chegou a fazer parte da banda de Miles Davis entre 1970 e 72, junto com Chick Corea, Wayne Shorter e outros.
Criou um estilo na utilização de variados instrumentos de percussão e foi aclamado pela crítica especializada, ganhando várias vezes o título "Melhor Percussionista do Ano". Mais tarde formou bandas e atuou como solista sendo requisitado por artistas como Paul Simon, Quincy Jones e Herbie Hancock.
Apresenta-se freqüentemente com a cantora Flora Purim, sua mulher desde os anos 60 e desenvolve trabalhos ligados à world music, misturando música folclórica brasileira, marroquina e africana. Atua também como produtor e educador em diversos países.
Airto faz parte do grupo de músicos brasileiros mais conhecidos no exterior do que no Brasil.

[fonte: http://cliquemusic.uol.com.br/]

[Site oficial: http://www.airto.com/]

Faixas [tracklist]

01. Alue (Moreira-Purim)
02. Xibaba (Airto Moreira)
03. Terror (Hermeto Pascoal)
04. Bebe (Hermeto Pascoal)
05. Andei (Hermeto Pascoal)
06. Mixing (Airto Moreira)
07. The Tunnel (Hermeto Pascoal)
08. Frevo (Hermeto Pascoal)
09. Liamba (Airto Moreira)

Clique ao lado :Natural Fellings

Ouvindo: Tânia Maria-Zé

No comments: