Sunday, July 29, 2007

Blaxploitation Mixtape by Teddy Rosso



Artigo escrito por Rodrigo

Tu não é malandro se nunca viu um filme do Blaxploitation - um dos mais importantes movimentos culturais feitos por e para os negros.

Surgida nos anos 70, a missão era simples: dar voz aos atores, diretores, produtores e escritores negros. Com isso, diversos pontos positivos e negativos surgiram. Acusados (Exploração de estereótipos) por alguns e defendido (única forma de representação e participação) por outros, até hoje não se sabe como resolver o dilema do movimento surgido em contraposição à Hollywood branca.

Reacionários, explosivos e cheios de clichês, os filmes traziam o negro hora representado como o marginal sem escrúpulos, hora representado como o herói salvador do povo.

Grandes nomes surgiram com esses filmes: Richard Pryor, Pam Grier, Fred “The Hammer” Williamson, Sidney Poitier, Harry Belafonte, Jim Brown, Bill Cosby, Richard Roundtree e James Earl Jones para citar apenas alguns que passaram pela Blaxploitation.

A grande explosão do movimento foi o filme “Sweet Sweetback’s Badaaaass Song”, de Melvin Van Peebles, homem que escreveu, dirigiu e atuou. O Filme mostrava que o mercado norte-americano estava preparado para as produções negras. Com um custo de apenas 500 mil dólares, o filme atingiu a marca de 10 milhões de dólares nas bilheterias.

A música era fundamental para o Blaxploitation, as trilhas traziam Quincy Jones, Curtis Mayfield, Isaac Hayes, Manu Dibango e James Brown.


- Clique ao Lado:Blaxplotation Mix

No comments: