Friday, June 23, 2006

SKA !!!




Pra quem não sabe, o ska é o precursor do reggae e foi criado na jamaica no começo dos anos 50. Na verdade existem 2 versões p/ essa história. Conta-se que um verão muito quente fez os músicos "desacelerarem" o ritmo do ska, com dó do povo que se desidratava ao dançar e assim nasceu o reggae com o mesmo tipo de guitarra do ska só que com uma levada mais lenta.
A outra versão diz que músicos como Desmond Dekker, Jimmy Cliff, Peter Tosh e The Wailers (que tocavam ska originalmente) não conseguiam tocar na velocidade correta porque fumavam muita maconha e na brisa, acabavam tocando lentamente seus instrumentos gerando assim a levada reggae.
A história do Ska é dividida em 3 partes. A primeira na Jamaica antes do reggae, a segunda na Inglaterra nos anos 80 conhecida como "Era Two-Tone" (é aí que entra o Specials), e a terceira durante os anos 90 chamada de "Terceira Onda".

O desemprego e a imigração estrangeira aumentavam na Inglaterra dos anos 70, e os skinheads se tornavam cada vez mais racistas. Em 1978, um grupo de músicos negros e brancos chamado Specials se formou, misturando Rock com Ska e criaram o movimento Two Tone (Dois Tons). A música era rápida e divertida, mas não deixava de apontar para os problemas sociais da época.


fonte : www.trabalhomental.blogspot.com

No comments: