Thursday, August 10, 2006

Morre Moacir Santos



A música brasileira perdeu mais um de seus maiores gênios. Morreu no último domingo (06/08), o maestro pernambucano Moacir Santos.
Ele estava internado há dois dias, depois de sofrer derrame em Los Angeles, onde vivia com a mulher Cleonice Santos.
Professor de bambas como Baden Powell, João Donato e Roberto Menescal, o maestro é reverenciado por suas orquestrações únicas -- que misturam um acento afro e a vocação erudita com uma absurda elegância. Sua obra maior é "Coisas", lançado em 1965. O álbum (raríssimo em LP) chacoalhou o samba-jazz com uma sonoridade nova e foi influência determinante para outro disco fundamental -- "Os Afro-Sambas" (de Baden Powell e Vinícius de Moraes).
"Coisas" foi também o único disco de Moacir lançado no Brasil.
Sem reconhecimento merecido em seu próprio país, ele foi morar nos Estados Unidos em 1967 onde lançou outros discos e virou ghost writer de Henry Mancini -- há um boato, inclusive, que o tema de "Missão Impossível" foi criado pelo brasileiro e creditado ao norte-americano.
Em compensação, sua obra ganhou o devido valor nos últimos anos.
Graças ao empenho dos músicos Mário Adnet e Zé Nogueira, todos seus discos originais foram relançados em CD a partir de 2001 e até composições inéditas foram gravadas em "Ouro Negro" (2001) e "Choros e Alegria" (2006).
A dupla é responsável também pela formação da Banda Ouro Negro, um dream team da música instrumental brasileira atual que empenha-se em apresentar ao vivo a música de Moacir em arranjos fiéis.
Esse ano, Moacir ganhou o Prêmio Shell de Música (que lhe seria entregue em novembro) e "Choros Alegria" levou o Prêmio Tim de Música na categoria "projetos especiais". O maestro havia completado 80 anos no último dia 26 de julho. Bom descanso.

Clique aqui para ler entrevista com Moacir Santos e aqui para ver fotos da Banda Ouro Negro.

fonte: radiolaurbana

No comments: